• Facebook - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

Designer de Interiores | Decoração de Interiores | Flavia Leite | Atibaia | SP | E-mail: decorflavia@yahoo.com.br  | WhatsApp: (11) 98548-9215 | Telefone: (11) 4416-1761

October 23, 2016

November 30, 2015

Please reload

Posts Recentes

Mais cor, por favor

October 23, 2016

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Para colorir sua vida

February 14, 2011

Uma das mais importantes decisões a tomar quando decoramos um ambiente é decidir os tons que vão dar personalidade ao espaço, as cores mudam o nosso humor, há tonalidades que excitam, outras que acalmam, alegram ou ainda, entristecem, é preciso saber qual o uso do ambiente para saber qual cor usar, é necessário aliar a característica da cor com seu gosto pessoal.

 

A decoração deve ser, acima de tudo, um reflexo de quem habita o espaço em questão, então descubra sua cor preferida. Difícil? Pegue um leque de cores e veja qual mais lhe agrada ou olhe quadros e preste atenção na cor que mais gosta, bem como na roupa que mais usa, pronto! Depois é descobrir como essas cores agem nos ambientes.

 

Áreas como sala e cozinha, onde recebemos, devem ter cores que transmitam felicidade, já locais de repouso, como quartos, pedem tons tranquilizadores.

 

Em espaços pequenos use tons suaves e discretos, evitando assim cansaço e irritabilidade, cores mais fortes podem ser usadas nos detalhes, como na parede atrás do sofá, cortina e almofadas.

 

 

Combinando cores

No círculo cromático, consideramos uma parte da roda como as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra, cores mais frias (violeta, azul, verde), assim  conseguimos o desejado equilíbrio colorido, por exemplo, se o seu ambiente estiver centrado no verde, pode aqueça-lo um pouco usando sua cor complementar, o vermelho; porém, a utilização de cores complementares na mesma intensidade pode produzir um efeito visual ruidoso, onde ambas as cores “brigam” pela mesma atenção, para solucionar esta questão, reduza ou aumente a intensidade de uma das cores complementares. Veja como as cores complementares estão em perfeita harmonia no ambiente a seguir.

 

 

Um pouco de cada cor
Todas as cores são bem-vindas na casa, segue algumas características de cada cor.

Preto, é a ausência de cor, deve ser utilizado moderadamente, pode expressar agressividade, é uma cor elegante e sofisticada, uma única parede pintada nessa tonalidade confere personalidade ao ambiente.

 

Azul, é uma cor relaxante, tranquila, acalma, mas pode levar a introspecção, na decoração contemporânea ele chega em tons de turquesa e índigo, mais fechados e com um certo ar gasto.

Branco, traz paz, multiplica a luz e espaço, sentimento de infinito, estimula a imaginação criativa, passa tranqüilidade e frescor, em excesso intensifica a luminosidade do ambiente, provocando desconforto.

 

Amarelo, desperta o intelecto, estimula a criatividade, é uma cor alegre e vital, enche o espaço de luz.

 

Laranja, fonte de energia, traz personalidade ao ambiente, estimula o otimismo, ajuda a levantar o astral, desperta o apetite.

 

Vermelho, cor vital e envolvente mostra personalidade, transmite vitalidade e desejo de ação, se usada em excesso pode causar irritação.

 

Verde, cor luminosa e da a sensação de frescor, produz efeito sedante, é a cor do equilíbrio, pode combater o stress.

 

Lilás, toque ingênuo deixa o ambiente mais calmo e aconchegante, pode levar para o lado depressivo.

 

Cores neutras, passam sofisticação, serenidade e aconchego para a decoração, são elegantes e tem efeito calmante, muito versáteis, combinam com praticamente todas as outras cores e são um excelente ponto de partida para quem não quer arriscar muito, é fácil aquecer a divisão com tons mais quentes ou refrescá-la com tons mais frios.

 

Tons terra, é ideal usar em ambientes naturais e sóbrios, tem conexão com a natureza.

 

 

Efeitos Visuais

Se você deseja encurtar ambientes retangulares, use tons escuros nas paredes menores, esse recusrso vai passar a sensação de um ambiente mais estreito. Para alongar ambientes quadrados, aplique cores mais escuras nas paredes opostas.

 

Se quiser rebaixar o teto use cores claras na parede e uma cor mais escura no teto, caso deseje o efeito contrário basta fazer o contrário, pintar o teto com uma cor clara e as paredes com cores mais escuras. Para alargar um corredor pinte as duas paredes menores e o teto de tons escuros.

 

Se deseja alongar o pé direito use cores escuras na parte inferior e tons leves na parte superior e para encurtar a parede faça o contrário, usando cores claras na parte inferior e tons escuros em cima; linhas verticais também alongam o pé direito, porém deixa o ambiente mais estreito, já as linhas horizontais deixam o pé direito mais baixo e mais comprido.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags